segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Viver Estressa e Pode Até Matar.


A vida é simples.
A vida é complicada.
Quantas vezes não ouvi essas 2 frases e por mais contrárias que elas possam parecer me pareceram verdades cósmicas quando foram ditas? Inúmeras. É até comum pensar sobre isso e bem mais comum até encontrar a resposta desses paradoxo. Simples ou complexa não é a vida, mas a pessoa que a vive.
No zoológico humano em que vivemos é fácil encontrar divesos espécimes interessantes, mas os extremos sempre me chamam mais atenção: o Homo Pacificus e o Homo Stressadus. rs. Para um a vida não passa de um conjunto de coisas incomodas que não o deixam viver da forma fantasiosa que ele imagina. O outro vê a vida como um conjunto de coisas que vêm e vão e que a vezes acha mais fácil desviar de algo que pode atingí-lo do que fazer força pra modificar o curso do rio.
Falando de mim, não sei se pertenço a um dos extremos, mas reconheço que me identifico muito mais com o jeito paciente de ser. Sempre prefiro pensar pela política do "vale a pena?" do que reclamar por coisas que não vão mudar por mais que eu reclame. Aliás, odeio reclamar por reclamar. Acho uma total perda de tempo se estressar por algo que já passou, que não tem volta e não vai adiantar de absolutamente nada reclamar. Melhor ver daqui pra frente o que dá pra fazer. Pra reclamar tem que valer a pena pra eu não sentir depois que desperdicei meu tempo. "Ah, mas a reclamação é um escape pra uma frustração emergente..." - alguns vão dizer. E eu lá sou carro pra ter escape?! Já tem um incomodado - eu - e só por isso vou ter que incomodar outro por algo que não vai mudar? PelamordeDeus! É mta vontade. No final essas reclamação só servem pra uma coisa: estressar. Estressar quem reclama e quem está por perto ouvindo seus lamentos. Não tô falando pra nunca reclamar de nada porque povo acomodado é o peso morto do universo. Mas reclamar na hora certa, quando sua reclamação será algo produtivo de verdade pra alguém. Com certeza você vai se estressar menos, viver mais e talvez até deixar de ganhar algumas rugas.
"Ok, ok... Mas então como eu faço pra me estressar menos?" Sei lá, oras! Acho que o principal é não se estressar com coisas pequenas. Pensar "qual o problema se...?" é uma boa saída. Relevar o estresse alheio é outra coisa que vale muito a pena fazer. Não é pq os outros estão com a cabeça quente que você vai ficar também. Princípios de termologia não deveriam funcionar nesse caso, principalmente quando fica claro pra você que o tal esquentadinho está sem razão. Espera a poeira baixar e depois resolve.
Uma vez vendo algum desses filmes de artes marciais trash que eu gosto um mestre explicava pro seu discípulo que ele deveria tentar se parecer mais com os galhos finos de uma árvore do que com os galhos grossos, porque quando neva no inverno e a neve se acumula sobre o galho grosso, esse quebra devido ao peso sobre ele. Já o galho fino se enverga, flexivel, fazendo a neve cair e voltando a sua posição normal. Stress é neve. Prefiro ser o galho flexível.

PS.: a figura no início, segundo alguns estudiosos, evidencia o nível de estresse de alguém. Quanto mais você vê a figura se mexer mais estressado você está. Crianças raramente vêem a figura se mexer. Eu desconfio dessas afirmações, pq acho q isso tem mais a ver com cores complementares e visão periférica do ser humano, mas em todo o caso... =)

Um comentário:

amourinha disse...

Eu sou estressadinha!! rs
adooooro extravazar...
e concordo que devia ser mais tranquila, principalmente pros que aparecem no meu caminho
mas eu já melhorei muito, descobri que é muito simples separar as coisas, e estressar só com quem merece... hehehe
aaaah, a figura quase não mexeu
beijocasssss