quarta-feira, 21 de maio de 2008

Aos amigos designers, Fontstruct



Tipografia pra mim foi um assunto pelo qual tive amor e ódio na faculdade. De uma complexidade chata e interessante ao mesmo tempo. Você já pensou um criar uma família tipográfica inteira? O site Fontstruct te dá uma ajudinha. Com ferramentas simples pra construção das fontes, conta também com galeria de fontes para download criadas por outros usuários. Um prato cheio pra quem quer começar nesse mundo de criar fontes. Sejam designer ou não.

Acessem, criem e deixem nos comentários os nomes das fontes que criarem. Se não criarem nada, comentem também, preguiçosos! rs

[editado]

O comentário da amiga Pequena me fez pensar um pouco sobre um assunto recorrente e de poucos amigos entre os designers: os famosos micreiros. Micreiro é como se chama um cara que não tem uma formação superior em design gráfico, as vezes nem uma formação técnica, mas sabe mexer bem nos programas utilizados pelos profissionais graduados, como Corel Draw, Photoshop, Flash. Enfim, muitos designer acreditam que os micreiros são um perigo à sua profissão.

Então eu pergunto, seguindo o exemplo que li num livro (valeu Zezito!): o crescente aparecimento de pizzarias delivery é uma ameaça aos chefs de cozinha de outros restaurantes? Se mexer bem em um programa fosse o mais importante, os criadores desses programas não seriam os melhores designers?

Sempre achei que houvesse muito mais em ser designer do que saber vetorizar uma imagem ou usar um filtro. O melhor programa que eu uso se chama CÉREBRO, e esse eu uso muito bem, com direito a constantes upgrades. Pense nisso e comente.

7 comentários:

pequena disse...

depois reclamam de como tem micreiro no mundo!!!!

pequena disse...

ok..ok.. me rendo!!!!
mas q dá uma raiva daquela galera que cobra R$30,00/cento do cartão de visita, incluindo a arte (?!?!) dá!!!!!

beju fui

Anônimo disse...

Micreiro não cria fonte, ele usa as que têm...esse programa é interessante para os próprios designers, que precisam de uma fonte e tem preguiça de criá-la, eu por exemplo.
Um micreiro não concorre com um PV honesto assim como um técnico não tira o trabalho de um bom PP. Eles apenas fazem o serviço que nós não faríamos( principalmente no projeto de produto).

Anônimo disse...

Sem dúvida essa pode ser uma ferramenta muito boa nas mãos de criadores...site de fontes. Vou dar uma fuçada depois... Concordo plenamente contigo Fubá, em relação de como nos colocamos no mercado. Não devemos nos esquecer de que pra todas as conquistas de negócios onde lidamos com pessoas, não se dispensa a simpatia. O designer se transforma a cada dia acompanhando a massa cultural. Podemos nos especializar em qualquer área de design e ainda vamos nos sentir desatualizados em relação a outras. Bom, tenho muito que aprender, mas pelo pouco que já vi, na boa mesmo, acho que um dos segredos é ser versástil e encontrar soluções para as diversas situações que nos aparecem durante os nosso jobs. E quanto a massa crescente de motoboys, micreiros, delivery... que venham! Não temos como impedir. Quem é que nunca descobriu uma macetinho bom com um desses micreiros? Já descobri vários! Eu quero é mais... essa instabilidade, esse conflito vai resultar em algo e eu quero ver o resultado, ou fazer parte dele!

Unknown disse...

Sobre o site, eu vo dá uma olhada. Nunca estudei firmemente sobre tipografia e todas os seus elementos interessantes. a faculdade de projeto de produto não me trouxe nada sobre esse mundo, então o jeito é desvendá-lo sozinho!

sobre os micreiros, acho q tu já disse tudo fubx... eu mesmo já me considerei micreiro por mexer bem em softwares X e Y sem ao menos saber o quanto eles realmente oferecem. O designer - como solucionador de problemas, criador de idéias, que planeja antes de fazer (usando a ferramenta cerebro, como vc disse) - será indispensável no futuro, que tá mais próximo a cada dia, independente da área em que ele atue.

amourinha disse...

não sou design mas adoro dar pitaco
mas vou falar muito não
Todas as áreas tem micreiros, pizzarias delivery, balconista de farmácia receitando remédio, mas nenhum deles chega aos pés do especialista, formado, qualificado...
beijoca

Anônimo disse...

eu literalmente cago e ando pros micreiros... continuo achando que instrumentadores não são capazes de desenvolver trabalhos de qualidade por não possuírem conhecimento adequado...