quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O Maior Defeito do Ser Humano



Estava eu em casa tranquilo, logo após acordar, indo do banheiro pra cozinha beber um copo d'água quando me deparei com uma pergunta feita em uma entrevista num desses programas matutinos, tipo "Ana Maria Braga". O entrevistador perguntava "Qual o maior defeito que você não suporta em uma pessoa?". Após ouvir a resposta nada fora do padrão, algo como "falsidade" ou "mal-caratismo", resolvi pensar sozinho em qual seria a minha resposta. Seria a mesma? Achei que não.

Todo mundo tem defeitos e pra viver junto das pessoas, em qualquer tipo de relação, é preciso ceder a alguns desses defeitos, ou melhor, tentar entendê-los. Todo mundo é diferente, pensa de maneira diferente, tem gostos diferentes. Não que você tenha que se solidarizar com o mal-caratismo alheio, mas entender pq as coisas acontecem assim é um bom começo. E que bom que todo mundo é diferente pq eu não ia aguentar um mundo em q todo mundo fosse como eu.

Então me coloquei a pensar se falsidade e mal-caratismo seriam a resposta que eu daria e cheguei a seguinte conclusão: não. Não pq não teria que suportar esses defeitos em pessoas próximas pq pessoas assim possivelmente não seriam pessoas próximas. É como se fosse uma seleção natural. Não me tornaria próximo a uma pessoa falsa. Eu queria pensar no defeito que mais me provocasse algo ruim, como raiva, ira, e o principal, decepção. Recorri ao meu histórico pessoal de td que um dia já me fez mal e cheguei a seguinte conclusão: odeio qdo não se cumprem promessas. Conclui que o que mais me fazia mal era esperar por algo prometido e não ver a coisa se cumprir. E percebi tb que qdo eu não tenho certeza de fazer algo eu não prometo, e qdo eu prometo, por menor que seja a promessa, eu tento cumprí-la. Me lembro de já ter brigado com alguém que gosto por causa disso, por querer cumprir algo que prometi.

Assumo minha parcela de culpa e decepção qdo crio expectativas por conta própria, mas um EU PROMETO pra mim faz toda a diferença. Claro, sempre existe espaço pra justificativas, mas só pra justificativas excelentes. Se o maior defeito pra mim é não se comprometer com uma promessa, talvez a maior qualidade seja pensar bem antes de prometer algo. Talvez.

Td isso que pensei deve ter demorado um minuto, no máximo. Depois fui beber minha água.

p.s.: o imagem é só ilustrativa, sem MSL. Eu gosto da Turma da Mônica.

2 comentários:

Lu Cesar disse...

Oi Fubazinho. Por algum acaso o cebolinha ta cruzando os dedos nas costas? rsrsrs
Na minha opinião não cumprir promessas pode ser bem ruim, mas não fica no topo da minha lista não. Acho que superficialidade e egocentrismo são as coisas que mais já me magoaram e me magoam nessa vida. Pessoas rasas, ou que acham que são muito mais importantes do que o resto dos problemas do mundo são o tipo que me tira do sério. Tai a minha opinião.
E desculpa se alguma vez eu não cumpri promessas com você, vou tentar não repetir ja que sei que é o que mais te irrita! rs
Beijos

amourinha disse...

Oi fodinha!!
Concordo com você, não sei se é meu topo, mas me tira do sério...
Promessa não cumprida é muito decepcionante.
Acho que todo mundo já sofreu com isso

beijocas saudosas