terça-feira, 14 de agosto de 2007

pode misturar?


Às vezes me ponho a pensar sobre diversas coisas e depois descubro que existem livros sobre o assunto, teses de mestrado, doutorado e afins. O assunto mais recente que estive matutando foram as misturas e as prioridades relacionadas a trabalho e vida pessoal.

Sempre ouço falar que não se deve levar trabalho pra casa e vice-versa, que se essas coisas não se misturarem vai ser melhor pra todo mundo. Não abra negócios com parentes ou amigos, não se apaixone pela secretária, pelo amor de Deus, não coma a sua cliente!!!

Sim, concordo com diversas dessas "dicas", mas na minha cabeça não funciona como uma divisão entre trabalho e vida pessoal porque quem trabalha e quem vive é exatamente a mesma pessoa: eu ou vc. Vale o bom senso e as prioridades de cada um. Pensar nas conseqüencias de tudo que se faz é uma bela dica. Quer comer a secretária? "Onde se come o pão não se come a carne", já diz o ditado, mas se vc quer sanduíche de filé, vá em frente. Mas aguente os pedidos de aumento e um possível processo de assédio sexual. Quer abrir uma padaria com seu tio? Vai lá, mas aguente os abusos por ele ser seu tio, q é mais velho q vc, e vc só o sobrinho. Quer ir farrear em plena quarta-feira?! Se a reunião do contrato de R$ 50.000 do dia seguinte não for tão importante, caia na gandaia. Bem senso, sempre.

Quando se fala de prioridade aí já penso um pouco diferente, mas nada ao extremo. Continuo vendo as coisas sem divisão, mas priorizo coisas na minha vida pessoal tanto quanto no meu trabalho pq um depende do outro. Não vou conseguir trabalhar direito se eu tiver discutido com alguém q gosto no dia anterior, por exemplo, mas tb não vou poder viver direito se minha empresa estiver indo pro buraco. Mas extremos não são a minha cara tb. Não vou deixar de tentar viver ou trabalhar pq to com dificuldades do outro lado. Não vou deixar de tentar fechar um grande négocio pq ontem briguei com a minha mãe e não vou me proibir de me envolver com alguém pq to desempregado. Claro, respeito inteiramente quem pensa e faz as coisas assim, mas não entendo tão bem e pra mim não serve.

Então fica aqui a minha maneira de pensar e talvez sirva de dica pra alguém: quem vive e trabalha é uma pessoa só. Bom senso é melhor que dividir, ou seja, não chegue bêbado no trabalho.

=)

3 comentários:

Lu Cesar disse...

Fubazinho .... É, eu também penso muito nesse assunto. Outro dia li um artigo numa revista, em que a autora dizia que essa tal busca pelo equilibrio entre vida pessoal e profissional é impossivel. E que se uma mulher, por exemplo, quer ser uma executiva de sucesso, que ela tem que abrir mão de ser mãe e por ai vai ... É uma doidera pensar que talvez as coisas possam funcionar desse jeito, ainda mais num mundo altamente competitivo de hoje. O que eu sei é que, na minha vida, tudo esta interelacionado, como numa teia, sendo isso uma merda ou sendo bom [ainda não descobri]. E se eu tiver que ser um pouco menos que a executiva 'top' pra poder criar minha filha, ou poder praticar dança ou sair com os meus amigos, não acho que vou sair perdendo muita coisa não. Ao contrário. Um beijão pra vc !!!

Anônimo disse...

AEuhAUeh... primeiro quero elogiar a idéia de fazer um blog. Tem mais a sua cara.

segundo que eu quero te culpar por ter caido da cadeira de tanto rir da sua tirinha.... auehaueha... foda foda. É perfeita. Eu vo até provar um dia.

terceiro q eu to com saudades da galinha de macumba e do seu fiel escudeiro felino thundercátiano.

e vo voltar mais vezes aki pra rir e contar novidades também... afinal dividir um pouco da sua vida com amigos é essencial para se alcançar o tal do equilibrio hãm?! ^^

abraço carinha!

Unknown disse...

A ideia é essa mirar nas estrelas e se maravilhar no passeio, viver, pois carreira, dinaro sao ilusões, mas a vida e amigos sao os verdadeiras conquistas, a vida é a arte de dosar , a vida é arte do encontro me encontrei com ela, se o samba ta na moda , to na passarela :D